Olo foi uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 6,6 km² de área e 371 habitantes (2011). Densidade: 56,2 hab/km², localizando-se a 10 Km da sede do concelho, Amarante. Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Canadelo, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Olo e Canadelo da qual é sede. Canadelo com 12,92 km² de área e 121 habitantes (2011). Densidade: 9,4 hab/km², localiza-se a 17Km de Amarante.
Estas duas pequenas serranias têm em comum a beleza natural das suas paisagens silvestres puras, a forma acolhedora que carateriza a sua população, a agricultura e a pecuária como atividades principais de uma população cada vez mais envelhecida e, sobretudo, a maneira carinhosa como a população defende a sua terra.
Canadelo e Olo recebem muitos visitantes, mais no verão, pois regressam a casa dos seus familiares, aqueles que emigraram para melhorar as suas condições de vida. Salienta-se também a festa da castanha a meados de outubro, em Canadelo e a feira das papas em Olo, no fim de semana que antecede o Carnaval. Estas duas iniciativas são procuradas por muitos forasteiros, que aproveitam para se deliciarem com a paisagem e ainda com os produtos da terra que se encontram expostos nos dias destes certames.
São Paio é o orago de Olo, realizando-se a festa em sua homenagem a 26 de junho, por outro lado São Pedro é o padroeiro de Canadelo e tem a sua festa a 29 de junho.
Com espaços de visita em Olo, como a igreja paroquial, as alminhas espalhadas pela freguesia, o rio Olo e em Canadelo, a Casa da Bouça, a igreja Matriz, as minas de estanho e a casa onde nasceu o escritor, conferencista e metodólogo, Ilídio Sardoeira, podem e devem ser pontos de interesse turístico a considerar em Amarante.
Ordenação Heráldica do brasão e bandeira da Freguesia de Olo
Brasão: escudo de ouro, pinheiro de verde, arrancado e troncado de negro; em chefe, palma de vermelho posta em faixa: campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «OLO - AMARANTE».
Bandeira: verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Ordenação Heráldica do brasão e bandeira da Freguesia de Canadelo
Brasão: escudo cortado: I de vermelho, duas chaves passadas em aspa, uma de ouro, outra de prata, com os palhetões para cima e atadas de prata; II de verde, com uma burra passante, de prata, realçada de negro, com cabresto e arreata de couro; na linha do cortado, faixeta ondada de prata, azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro “Canadelo”.
Bandeira: esquartelada de amarelo e verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.